quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Biografia de Camilo

Camilo nasceu a 16 de Março de 1825 no largo do Carmo em Lisboa.
Desde muito novo a sua vida revela-se complicada quando com apenas dois anos fica órfão de mãe, Jacinta do Espírito Santo, que muito provavelmente era sua mãe ilegítima, pois nunca se encontraram registos, e em 1935 seu pai Manuel Joaquim Castelo Branco também acaba por falecer, tinha Camilo 10 anos e fica sozinho no mundo.
Orfão e sem ter quem o acolhe-se Camilo vai para Vila Real onde procura a sua vocação, frequentando várias escolas todas em áreas diferentes indo desde a academia politécnica até aos preparatórios do curso jurídico em Coímbra.
Em 1864, Camilo que havia entretanto se juntado com o seu grande amor Ana Plácido, instalam-se definitivamente em S. Miguel de Ceide, em Vila Nova de Famalicão (casa que se encontra hoje convertida em museu).
Camilo e Ana vêm a ter dois filhos mas ambos com graves problemas de saúde e por isso enfrentaram muitos problemas financeiros.
A preocupação pela familia fala mais alto, de forma que para garantir a sobrevivência da sua família Camilo passa a escrever por encomenda, tornando-se o primeiro escritor português a viver exclusivamente da literatura, mas torna-se uma espécie de “escravo” do trabalho literário. O seu trabalho ia desde o jornalismo à produção de livros que eram publicados a um ritmo alucinante: Amor de Salvação, A Queda Dum Anjo, Novelas do Minho, O Bem e o Mal, Eusébio Macário, A Corja…
Em 1888 Camilo começa a sentir os primeiros sinais de cegueira, e dez dias antes de morrer, confessa: "Sou o cadáver representante dum nome que teve alguma reputação gloriosa neste país, durante quarenta anos de trabalho. Chamo-me Camilo Castelo Branco e estou cego".
Camilo o grande homem e escritor que dedicou a sua vida aos amores e escritos não aguentou mais esta “partida” que a vida lhe pregou ao deixa-lo cego; a 1 de Junho de 1890 dá-se a tragédia: Camilo suicida-se.

2 comentários:

  1. Queria dizer que os pais de Camilo nunca se casaram e que o escritor foi perfilhado pelo pai,aos quatro anos de idade,já depois do falecimento da mãe.

    ResponderEliminar